terça-feira, 24 de abril de 2012

Coro de Cima

















O Coro de Cima é profundamente marcado pela presença dos magníficos exemplares de azulejos Hispano-Árabes e diversas imagens nomeadamente de Cristo e da Virgem.


                         

                      

Coros Convento Santa Clara


No coro baixo, amplo e gradeado, para além do discreto cadeiral, existe um órgão do século XV e uma escultura barroca de Cristo crucificado.


Torre Convento Santa Clara




A torre é marcada por cornijas e rasgada nos andares superiores por janelas, enquanto o inferior apresenta olhais; a sua cobertura é feita por cúpula de oito faces, forradas de azulejos.







A fachada de Santa Clara mostra uma torre erguida no período maneirista. De planta quadrangular dividida em três andares com alturas desiguais.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Edifícios do Convento Santa Clara



O conjunto de edifícios do convento de Santa Clara é uma verdadeira joia patrimonial, não só pela qualidade do seu recheio, mas principalmente porque, sendo um edifício dos finais do século XV, conseguiu chegar aos dias de hoje com a mesma missão que originou a sua criação há 500 anos atrás: um convento de freiras Franciscanas. Este convento foi fundado nos finais do século XVI pelo segundo capitão do Funchal, João Gonçalves da Câmara e começou a ser construído à volta da capela de N.ª S.ª da Conceição, que foi sendo progressivamente ampliada.


                  



Este tipo de convento teve um papel social muito importante nos séculos XVI e XVII. Para os nobres que se encontravam longe a prestar serviços reais, os conventos representavam uma segurança essencial para as suas filhas, até que se arranjasse um casamento conveniente. Por outro lado, para as viúvas, abrigar-se num convento onde frequentemente tinham família era, não só a segurança desejada aos níveis moral e religioso, mas                   principalmente ao nível económico. 

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Igreja Nª Sª da Conceição



            

 A igreja de N.ª S.ª da Conceição passou por várias modificações e foi parcialmente destruída pelo bombardeamento de 1917.Apresenta também um vasto tapete de a igreja de N.ª S.ª da Conceição passou por várias modificações e foi parcialmente destruída pelo bombardeamento de 1917.Apresenta também um vasto tapete de azulejos do século XVIII, que representa o famoso padrão de Santa Clara. À entrada encontra um importante túmulo Gótico dos finais do século XV. 


Uma Crucificação é o tema narrado pela pintura inserida sobre o arco triunfal, onde elementos rocaille revestem a moldura de linhas classicizantes. A cobertura é de madeira, tripartida, formada por caixotões que encerram decoração simbólica envolta por cartelas.  No altar-mor encontramos a mesma combinação de elementos decorativos do barroco final e outros de traço neoclássico. Uma Assunção da Virgem, pintada por Alfredo Miguéis no século XX, preenche o espaço central do retábulo. 

A capela-mor foi reconstruida depois do bombardeamento, conseguindo manter o magnifico sacrário de prata, composto por camarim e urna.

A igreja é de nave única e está revestida por azulejos quinhentistas e seiscentistas, apenas quebrados na porta de entrada, a Sul e a Norte, pelos dois altares em talha barroca dourada e policroma. As estruturas retabulares, que revestem as paredes da capela-mor, são compostas por pares de colunas coríntias, a enquadrar diversas telas de temas sagrados, e forte entablamento rematado por elevados frontões.



Vídeo Convento Santa Clara


Produzido por Bruno Aguiar e João Gomes para o CET Patrimônio Cultural ministrado pela Universidade da Madeira

quinta-feira, 5 de abril de 2012