A igreja de N.ª S.ª da Conceição passou por várias modificações e foi parcialmente destruída pelo bombardeamento de 1917.Apresenta também um vasto tapete de a igreja de N.ª S.ª da Conceição passou por várias modificações e foi parcialmente destruída pelo bombardeamento de 1917.Apresenta também um vasto tapete de azulejos do século XVIII, que representa o famoso padrão de Santa Clara. À entrada encontra um importante túmulo Gótico dos finais do século XV.
Uma Crucificação é o tema narrado pela pintura inserida sobre o arco
triunfal, onde elementos rocaille revestem a moldura de linhas
classicizantes. A cobertura é de madeira, tripartida, formada por caixotões que
encerram decoração simbólica envolta por cartelas.
No altar-mor encontramos a mesma combinação de elementos decorativos do barroco
final e outros de traço neoclássico. Uma Assunção da Virgem, pintada por
Alfredo Miguéis no século XX, preenche o espaço central do retábulo. A capela-mor foi reconstruida depois do bombardeamento, conseguindo manter o magnifico sacrário de prata, composto por camarim e urna.
A igreja é de nave única e está revestida por azulejos quinhentistas e seiscentistas, apenas quebrados na porta de entrada, a Sul e a Norte, pelos dois altares em talha barroca dourada e policroma. As estruturas retabulares, que revestem as paredes da capela-mor, são compostas por pares de colunas coríntias, a enquadrar diversas telas de temas sagrados, e forte entablamento rematado por elevados frontões.
Sem comentários:
Enviar um comentário