segunda-feira, 9 de abril de 2012

Igreja Nª Sª da Conceição



            

 A igreja de N.ª S.ª da Conceição passou por várias modificações e foi parcialmente destruída pelo bombardeamento de 1917.Apresenta também um vasto tapete de a igreja de N.ª S.ª da Conceição passou por várias modificações e foi parcialmente destruída pelo bombardeamento de 1917.Apresenta também um vasto tapete de azulejos do século XVIII, que representa o famoso padrão de Santa Clara. À entrada encontra um importante túmulo Gótico dos finais do século XV. 


Uma Crucificação é o tema narrado pela pintura inserida sobre o arco triunfal, onde elementos rocaille revestem a moldura de linhas classicizantes. A cobertura é de madeira, tripartida, formada por caixotões que encerram decoração simbólica envolta por cartelas.  No altar-mor encontramos a mesma combinação de elementos decorativos do barroco final e outros de traço neoclássico. Uma Assunção da Virgem, pintada por Alfredo Miguéis no século XX, preenche o espaço central do retábulo. 

A capela-mor foi reconstruida depois do bombardeamento, conseguindo manter o magnifico sacrário de prata, composto por camarim e urna.

A igreja é de nave única e está revestida por azulejos quinhentistas e seiscentistas, apenas quebrados na porta de entrada, a Sul e a Norte, pelos dois altares em talha barroca dourada e policroma. As estruturas retabulares, que revestem as paredes da capela-mor, são compostas por pares de colunas coríntias, a enquadrar diversas telas de temas sagrados, e forte entablamento rematado por elevados frontões.



Sem comentários:

Enviar um comentário